4 Alimentos Ricos em Proteínas Para Ganhar Massa Muscular Indispensáveis em Qualquer Dieta

4 Alimentos Ricos em Proteínas Para Ganhar Massa Muscular Indispensáveis em Qualquer Dieta

Quem deseja aumentar seus músculos sabe que uma alimentação ricamente proteica é fundamental para que a hipertrofia aconteça. Para facilitar a montagem de seu cardápio, citaremos abaixo quatro entre alguns dos alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular. Eles são indispensáveis em qualquer dieta!

A importância Das Proteínas

Antes de citarmos estes quatro alimentos poderosos, falaremos sobre a importância das proteínas para nossa saúde.

Elas são responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo, cada uma tendo uma responsabilidade diferente. Por exemplo, a miosina e a actina são responsáveis pela contração dos músculos.

Para ganhar massa muscular com saúde, é importante consumir proteínas de qualidade, ou seja, de alimentos que possuem bastante quantidade delas em sua composição. E é sobre eles que falaremos abaixo.

Alimentos Proteicos Para Ganhar Massa Muscular

Os quatro alimentos citados abaixo são ricamente proteicos e, por esse motivo, são excelentes para propiciar o ganho de massa muscular. Eles são muito importantes e indispensáveis em qualquer dieta, pois mantêm a nossa saúde em dia.

Os melhores alimentos são aqueles que possuem proteínas magras, ou seja, com pouca gordura. A quantidade recomendada para cada pessoa varia, por isso é importante consultar um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta alimentar.

  • Carnes vermelhas

carnes-vermelhas

Se você come carnes vermelhas, saiba que elas são fontes de vitaminas, sais minerais, proteínas como creatina e mioglobulina, além de outras que não são encontradas nos vegetais.

Bons exemplos de carnes vermelhas magras são: patinho, músculo, maminha, lagarto, filé mignon, coxão duro e coxão mole. Para ganhar massa muscular, patinho e coxão mole são as partes mais recomendadas.

  • Carnes brancas

carnes-brancas

O frango é o segundo da lista dos alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular. Essa carne é a preferida dos atletas, especialmente por ser mais barata do que a bovina e também mais fácil de preparar.

Rica em vitaminas e proteínas, a carne do frango também fornece energia para o corpo, auxiliando o desempenho nos treinos. Porém, é importante retirar toda a gordura, inclusive a pele.

É fácil encontrar bandejas com filés de peito de frango nos supermercados. Essa é a melhor opção por ser mais prática, além de o peito conter menos gordura e mais proteínas. O modo de preparo ideal é assado ou grelhado.

O peixe também é recomendado como um dos alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular, porém sua concentração proteica é menor do que a carne bovina e de frango.

Ele é bastante saudável e rico em nutrientes, por isso oferece mais benefícios à saúde do atleta (em comparação com as carnes citadas).

Os tipos mais indicados para dieta de ganho de massa muscular são: salmão, sardinha, atum e tilápia. Este último é o mais recomendado, por conter pouca gordura. Esta finalidade garante sucesso tanto em dietas de emagrecimento quanto de hipertrofia.

  • Soja

soja

Porém, se você não come carnes, não conseguirá obter proteínas de origem animal. Mas, há várias opções de alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular no reino vegetal. Um exemplo é a soja.

Entre os alimentos de origem vegetal, ela é a que possui maior concentração de proteínas. Mas, tem mais: ela também é rica em muitos nutrientes e fortalece o sistema imunológico, além de prevenir contra o câncer de mama e próstata.

Vale a pena citar que a soja deve ser evitada em grandes quantidades por homens, pois pode favorecer o aumento do hormônio estrogênio.

  • Amêndoa

amendoa

Finalizando nossas quatro sugestões de alimentos ricos em proteínas para ganhar massa muscular, citamos a amêndoa.

Ela é uma oleaginosa bastante conhecida por proporcionar benefícios estéticos, como o óleo de amêndoas para prevenção de estrias nas gestantes. A amêndoa é fonte de várias vitaminas e sais minerais, além de prevenir o envelhecimento.

No que se refere à hipertrofia, esta fruta rica em antioxidantes auxilia o atleta na recuperação de um treino pesado. E você sabe: músculos recuperados crescem!

Dieta + treino + descanso

Essa é a combinação perfeita para ganhar massa muscular de qualidade: alimentação rica em proteínas magras, treino de uma hora e descanso por oito horas ou mais.

Se necessitar ou desejar suplementação, você também pode optar por produtos ricos em proteínas, como whey protein, caseína e albumina.

O primeiro é de longe o mais conhecido e mais consumido. A ingestão de whey protein para ganhar massa muscular deve acontecer preferencialmente logo após o treino.

Se você gostou deste artigo, então deixe um comentário agora aqui embaixo 🙂

19 Compart.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. romano disse:

    “Se necessitar ou desejar suplementação, você também pode optar por produtos ricos em proteínas, como whey protein, caseína e albumina” gostei da subtileza.

    Depois de um artigo onde se ensina a comer proteina natural através da alimentação, surge, como quem nada quer, a afirmação acima citada.

    Pouco ético acho eu.

  2. Andreia da Conceição Monteiro Silva disse:

    Adorei muito bom

  3. José Doredi disse:

    Parabéns bem esclarecido excelente

  4. Jessica disse:

    Adorei o artigo. Super esclarecedor. Parabéns!

  5. Vivaldo de Araújo Alves disse:

    Me desculpa, mas o ovo não é uma fonte rica em proteínas completas e de alta qualidade. BCAA não é um bom suplemento?

  6. Ana Souza disse:

    Amei as dicas,emagreci 33 kilos e estou treinando musculação para ganhar resistencia fisica,e definir meu corpo,com acompanhamento nutricional e dieta a base de proteina mas,sempre a procura de melhorar mais e mais.Obrigada a materia me esclareceu alguns pontos.

  7. Ines disse:

    Amei a matéria sou praticante de musculação estou sempre pesquisando sobre alimentação saudável. Bjs

  8. Jacyane disse:

    Otimo, gostei muito das postagens, tirei muitas duvidas.
    Obrigado!

  9. Excelente Texto Me ajudou muito obrigado …..

  10. Berenice disse:

    Muito interessante esta matéria.
    Me ajudou bastante.