Minha Experiência Com 9 Pré-Treinos Diferentes

Minha Experiência Com 9 Pré-Treinos Diferentes

O que são suplementos pré-treino?

Os suplementos pré-treino (pre-workout) são suplementos que estão crescendo enormemente no mercado de suplementação mundial. Esses suplementos foram criados para fornecer ao corpo componentes para que o treino atinja um grande desempenho.

 

Os suplementos  pré-treino devem ser ingeridos em média de 30 a 60 minutos antes do treino (variando de acordo com cada fórmula).

 

Escolher corretamente o pré-treino ideal para o seu tipo de necessidade é essencial para que você obtenha ganhos sólidos e consistentes, atingindo os objetivos que deseja ao invés de perder dinheiro e tempo.

Nutrientes x Estimulantes

De maneira geral, existem dois tipos de pré-treino, os que focam nos Nutrientes e os que focam nos Estimulantes:

 

  • Nutrientes: Os nutrientes são utilizados pelo corpo para ganhar massa muscular. Esses ingredientes incluem estimulantes de síntese muscular (Carnitina, Glutamina, BCAA, etc), estimulantes de Óxido Nítrico (L-Carnitina, Citrulina, Arginina, etc) e os intensificadores de força (Creatina, Beta-Alanina, Betaína, etc)

 

  • Estimulantes: São ingredientes que vão te deixar “na pilha” pra treinar. São sinônimos de mais energia, foco e força. Esses ingredientes incluem a Taurina, Tirosina, etc, além de um dos ingredientes principais estimulantes. a cafeína.

 

Além desses dois tipos de pré-treinos, existem também fórmulas mais termogênicas (que estimulam a queima de gordura), contendo sinefrina, e de estimulantes cerebrais (Colina e o DMAE – Dimetilaminoetanol, por exemplo).

 

Se você quer ganhar massa muscular ou tem dificuldade em ganhar peso, você deve preferir pré-treinos focados em Nutrientes. Pré-treinos de qualidade geralmente contém BCAAs, Glutamina, Creatina e/ou Carnitina.

 

Se você quer perder peso, gordura corporal e trincar o corpo, você deve dar preferência aos pré-treinos focados em Estimulantes.

 

Eu já tomei vários pré-treinos ao longo dos anos de treinamento. Pré-treinos focados em Nutrientes e pré-treinos focados em Estimulantes. Então agora vou fazer uma análise de alguns pré-treinos que usei, e confesso que já não me lembro de todos porque tomei muitos ao longo do tempo.

 

Se você tiver alguma dúvida a respeito de um ou de outro, ou ainda se quiser perguntar sobre qualquer outro que não está citado entre os 9, deixe um comentário no final que eu estarei ansioso em responder 🙂

NO SHOTGUN

NOShotgun

Por muito tempo, principalmente nos anos de 2008 e 2009 o Shotgun era tido como o Rei dos pré-treinos. E realmente ele era o rei pra mim.

Já usei 3 potes e garanto que é um pré-treino muito bom. O shotgun não é um pré-treino que vai te dar aquela “pilha monstra” pra treinar. O shotgun vai trazer ganhos em resistência, foco e gerar uma leve termogênese.

O sabor é gostoso(principalmente Watermelon). Uma das vantagens desse pré-treino é que diferentemente de outros, a dose mantém-se constante, sem necessidade de aumentá-la para continuar obtendo os efeitos positivos.

Uma das desvantagens é que se você aumentar a dose ou tomar muita água durante o treino, pode sentir um certo enjoo.

Em sua fórmula de componentes existe um blend de proteínas, aminoácidos essenciais e não-essenciais, tornando o Shotgun um excelente pré-treino e mais ‘completo’ que a maioria dos outros. Recomendo o uso do shotgun.

JACK3D
Jack3D

O jack3d revolucionou os pré-treinos. Foi o precursor dos pré-treinos de “pote pequeno”. Após o surgimento e explosão de vendas do Jack as empresas começaram a fabricar em massa pré-treinos no ‘estilo jack3d’.

Eu fui um dos privilegiados(ou não) de tomar a primeira fórmula do Jack3d, que continha a substancia 1,3-Dimethylamylamine(1,3 DMAA). Essa substância era a responsável por trazer uma explosão esmagadora de motivação e disposição pra treinar. Eu saía de casa louco pra comer os pesos na academia.

Uma das desvantagens é que a dose precisa ser aumentada gradativamente para obter o mesmo efeito do ínicio de uso. Terminei o pote usando a dose máxima(3 doses) por treino e um SNC(Sistema Nervoso Central) bem desgastado.

O gosto é mais ou menos(sabor limão) e o suplemento não contém creatina. Eu não recomendo o uso do Jack3d(com 1,3 DMAA). Mas se você quiser usar, use no máximo em 3 treinos durante a semana, intercalando os dias de uso, prevenindo um grande desgaste do seu Sistema Nervoso Central.

1.M.R
1.M.R

A primeira fórmula do 1.M.R também explodiu em vendas, assim como o jack3d. Falava-se que um scoop de 1.M.R. era o equivalente a três scoops do jack3d.

Na época eu não tinha dinheiro pra comprar por isso acabei não testando o suplemento. Depois de uns 2 anos acabei comprando o 1.M.R. com a nova fórmula porém não consegui enxergar grandes resultados com o uso do mesmo.

A nova fórmula é um blend muito pobre, lotado de cafeína, com um custo x benefício muito ruim. Não uso e não recomendo o uso.

MESOMORPH
Mesomorph1

Disparado o melhor pré-treino que já tomei. Mesomorph é uma bomba atômica. Uma bomba atômica para o bem e para o mal. Eu tomei esse pré-treino recentemente(dezembro de 2014).

Não há como negar que o Mesomorph leva sim o treino a um nível mais elevado. A força é absurda, foco, resistência, aquela vontade de treinar mais e mais, e quando acaba o treino a pilha continua por um bom tempo. O gosto não é la dos melhores mas os resultados são excelentes.

Em contrapartida, o “crash” é cruel. Em 3 semanas de uso fiquei viciado, não queria fazer nada sem o mesomorph, tomava até pra caminhar, para trabalhar e estudar. Meu Sistema Nervoso Central se sobrecarregou muito e os colaterais foram vários:

– Insônia
– Apatia
– Desânimo
– Tristeza
– Vontade de ficar deitado sem fazer nada
– Falta de apetite

Do mesmo modo que traz resultados espetaculares também traz efeitos negativos ‘espetaculares’. Não recomendo o uso de Mesomorph para ninguém. Contudo, se você realmente quiser usar não ultrapasse 3 doses por semana, intercalando os dias de uso.

CRAZE
Craze

O Craze literalmente me deixava “crazy”. Segue a mesma linha do mesomorph, substâncias não aprovadas pelo FDA(Food and Drug Administration) estão presentes na fórmula.

Sem fome, sem sono, eufórico e elétrico. Assim que eu me sentia dentro de 15 minutos após ingerir esse pré-treino. E a história toda segue a mesma linha do mesormorph, só que eu não deixei os colaterais me abaterem e parei de usar logo no começo, vendendo o restante do pote.

Não recomendo para ninguém o uso do Craze. Porém, se quiser usar, use com parcimônia, no máximo 3 vezes por semana, intercalando os dias de uso.

LIT UP
LitUp

Peguei a referência com um amigo desse pré-treino, pouco conhecido aqui no Brasil. A esperança era grande mas o resultado foi de médio pra baixo.

No começo parecia um pré-treino diferenciado porque prometia resultados equivalentes a pré-treinos que contém mais estimulantes e substâncias, mesmo sem conter essas substâncias em sua fórmula.

No ínicio foi bom mas logo meu corpo se acostumou e em duas semanas o Lit Up parou de gerar resultados perceptíveis.

O sabor é incomum porém muito bom(sabor chá de pêssego). Vale a pena para iniciantes por não conter nenhuma substância proibida pelo FDA. Mas se você for intermediário ou avançado, esqueça dele.

NANO VAPOR
NanoVapor

O NanoVapor foi o primeiro suplemento pré-treino que usei. Diante dos mil benefícios creditados, quando fiz o uso, não senti muitos resultados.

O gosto é muito ruim, parece remédio. A dissolução é ruim. Os resultados são fracos ou inexpressivos(no meu caso).

Enfim, de todos que tomei até hoje foi o pior e não tenho muito o que falar a respeito deste pré-treino.

Não recomendo o uso e nunca mais tomarei, porém, cada caso é um caso e já vi pessoas que tomaram e gostaram(apesar de que a regra geral é: “NanoVapor é uma m…”.

C4 CELLUCOR
C4Cellucor

O C4 é um pré-treino de nível mediano. Nem ruim mas nem muito bom. Cumpre o papel de um pré-treino, contudo, existem outros produtos disponíveis no mercado que superam a qualidade do C4.

O sabor é o melhor que ja tomei(laranja). Os efeitos são leve aumento do foco e resistência. Nada muito exagerado.

Eu não tomarei de novo, porém recomendo para iniciantes em pré-treino.

HEMO RAGE UC
HemoRageUC

O Hemo Rage é um dos melhores custo x benefício que já usei. Sabor ótimo(laranja). Grande foco, aumento de força e vontade insana de treinar.

Na medida certa, não é preciso aumentar as doses gradativamente para continuar obtendo resultados.

Levemente viciante, deixe-o de usar por dois dias e você estará limpo. Não apresenta substância ilegal em sua composição, por isso torna-se uma excelente opção para iniciantes, intermediários e avançados em pré-treino.

Eu recomendo o HemoRage e junto com o Shotgun elejo-os como os dois melhores pré-treinos que EU usei.

Se você quiser mais pilha pra treinar, vá de HemoRage. Agora se quiser mais foco e resistência, um blend mais completo, vá de Shotgun!

Essa foi minha experiência com 9 pré-treinos diferentes. Agora eu peço que você comente abaixo quais são as suas experiências com pré-treinos e se você já usou algum dos citados!

Um abraço e até a próxima!

26 Compart.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

105 Comentários

  1. Iago Veiga disse:

    E o Jet Fuse?? Já tomou??

  2. Marcela disse:

    Gostei muito do depoimento. Mas gostaria de tirar mais uma duvida…quero energia, massa magra e queima
    Qual o melhor? C4 ou gemo rege?
    Obrigada Marcela

  3. thiago disse:

    boa tarde brother, comecei a tomar o the curse versão proibida no Brasil, estou tomando antes do treino , umas 19:00, só que fico rolando na cama, e o sono só vem pelas 3 da manha, sendo que acordo as 5:00. Tem algo que eu possa tomar para amenizar o efeito da insônia ? Antes do the curse utilizei o Veenon e não tive problemas com insônia.

    • Dennis disse:

      Se o pré treino te deixa sem sono, é melhor mudar o pré treino, pois o sono é umas das armas mais importantes para o desenvolvimento muscular. Eu estava tomando o Curse, a versão vendida no Brasil, mas o efeito foi diminuindo com o tempo também, quero provar o mesomorph, mas com o tempo caiu a popularidade dele no Brasil, não sei se é pelo preço

  4. Renato disse:

    Vc sabe me dizer se o NO Shotgun e o Shotgun 5x são a mesma coisa? Ou seja o segundo substituiu o primeiro?

  5. Daniel disse:

    Na minha opiniao é o hemo rage que tem o pior “crash” …. usar tipo 3 dias seguidos e parar pode esperar uma mega depressão no dia seguinte

  6. Benjamim disse:

    Ola! Hoje o melhor pré treino do momento se chama VENON. Mas consulta um medico antes de tomar porque ele é sinistro e só consegue comprar pelo site porque a ANVISA nao liberou ainda esse produto.

  7. Adriano disse:

    Olá, Muito bom o conteúdo, parabéns pela iniciativa. Gostaria de saber se esses dois pré treinos HemoRage e o Shotgun servem para quem pratica corrida ? Caso a resposta seja negativa, quais você recomenda pra esse tipo de atividade.

  8. Andrefsf disse:

    Eu já tomei vários pré treinos, nada se compara ao MESOMORPH… o Hemo Rage que eu até então achava top, perdeu feio… o foda é a depressão que dá junto com a insonia, vou comprar outro e ir na academia na parte da manhã.. em breve relato sobre os efeitos durante o dia… Para iniciantes, por favor, passem longe do MESOMORPH.. vá de C4 ou no máximo de Hemo Rage.

  9. Marcelo disse:

    Ola adm
    Td joia ?

    Entao eu sempre tomei creatina sempre fui fan dela
    Desde quando eu tinha 20

    Mas parei por um tempo
    E voltei agora com 30 ano
    No momento peso 58kl e 300 gr

    Agora no momento agora so tomo wey e glutamina

    Ae me falaram da creatina
    Q tem selo da creapure

    Mas meu foco e ganha massa e aumento d força bruta

    Ouvi fala de um tal de
    Bone crucher mas nao o conheço

    E ae vc indicaria qual ?

    Nas suas avaliaçoes gostei desse mesomorph
    Mas e ae qual vc me propoem broder

  10. Monaliza disse:

    Olá bom dia.
    Você diz no seu post, que se estiver procurando um pré treino para trincar seria um com mas nutrientes, qual pré trino você indicaria neste caso. Eu não utilizaria nenhum sabe, mas treino apos faculdade depopis de um dia longo de trabalho e não tenho muito rendimento nos treinos pos causa do cansaço e fadiga do dia.
    Obg

  11. Maycon disse:

    Bom dia Rafael,

    Qual você me indicaria com menos efeitos colaterais? Vou na academia pela manhã, e como durmo pouco (faculdade a noite) fico sem força/energia nenhuma pra fazer os exercícios… Queria um pré treino que desse um UP porém, que eu não sentisse nenhum enjoou, ou um efeito colateral tão forte… Obrigado! Abraço!

  12. Alex disse:

    Ótimas dicas. Parabéns! Vc já experimentou o Jab? Recomenda?
    Abs

  13. Junior disse:

    Olá boa tarde , gostaria de saber se você tem noticias atualizadas do mesomorph , pois me interessei pelo mesmo e as opções que encontro na internet não batem com a imagem da sua publicação onde na imagem do produto diz ” with Thiamizine “.

    poderia me informar onde encontro o produto mencionado ou se esse novo a venda é uma formula ainda mais forte ?

    aguardo resposta,

    Obrigado e Parabéns pela publicação.

  14. Jefferson disse:

    Qual a sua opinião sobre bone crusher e assault,qual seria o melhor pra um treino intenso e duradouro.

  15. Julio gama disse:

    Tô mandando o stogun 2 dia muito bom o enjôo confere msm,não compensa compra um Whey da Gold sendo que no stogun tem um bendito de nutrientes,mas tem que ser importado pq esses daqui do Brasil não confio.

  16. Erick disse:

    Essa sobrecarga no sistema nervoso central me acometeu no período em que tomei Termogênico VPX MD2.

    Sentia euforia, motivação, raciocínio acima do normal, energia de sobra, porém quando parei tive problemas sérios que quase me levaram a Psiquiatras.

    Hoje eu me sinto melhor e, o mais curioso, é que antes eu havia tomado substâncias consideradas mais fortes (Jack 3D, Oxy, Lipo 6 e etc.) e levei de boa, mas esse termogênico, literalmente me “apagou”.

  17. André Marques disse:

    Olá Rafael, achei interessantíssimo seu artigo, principalmente pelo detalhamento que deu aos efeitos colaterais e adversos…. Show de bola mesmo…
    Me interessei por um pré-treino para dar um ‘up’, de uma forma geral, no meu treinamento.. E conjuntamente à isso, de até maior importância, “tentar” dar uma secada/afinada na pele….
    Ouvi falar muito bem do Jack3d, aí encontrei ele na Netshoes, por ser uma loja de excelência, dispensa maiores comentários, resolvi incluí-lo no meu último pedido…. Só tinha um detalhe, parecia ser uma versão bem diferente da normal… Dizia na embalagem: “CHÁ MISTO SOLÚVEL SABOR ARTIFICIAL PONCHE DE FRUTAS” …. Não sei porque, mesmo sem ter entendido nada essa situação, resolvi comprá-lo… (KSKSKSKSK)
    Bom, estou com ele aqui em casa e irei ‘testar’ qualquer dia desses… Mas ainda não sei se ele pode ser considerado um pré-treino rss…
    Gostaria que se possível falasse sobre ele, se conhece ou não essa versão, o que ela realmente é, etc e tal….

    Desde já agradeço e parabenizo pelo excelente trabalho…..
    Abraço !

  18. Edcarlos Alves de Freitas dos Santos disse:

    Bacana de mais as dicas! Falando de um pré treino que não tá entre os 9, o combustion da NOS, o que você acha?

  19. Myrian disse:

    Obrigada. Melhor relato da net. Obrigada mesmo

  20. Patricia disse:

    Olá,

    nunca tomei nenhum pre treino agora vou começar e me indicaram o pre treino t-rex da Vitafor, inclusive já comprei o que vc me diz dele? gostaria também de queimar gordura será que esse é o mais indicado?

  21. Juliana disse:

    Olá amigo, você indicaria qual pré treino que dê mais força e resistência mas de fácil acesso? Esses manipulados tipo Dilatafil são bons? Me ajude por favor. Att, Juliana

  22. Jardel disse:

    Top, irmão vc me ajudou

  23. THIAGO disse:

    Boa noite! Parabéns pelo trabalho. Alguma informação sobre o VENOM? Valeu!!!!

  24. Everton disse:

    O que você acha do super charge?? Mais nutrientes do que estimulante? Você recomenda?

  25. Edu disse:

    Boa tarde amigo, estou querendo comprar um pré treino, gostaria vc indicasse um que fosse bom e tenha um bom CxB, andei lendo relatos e pesquisando e estou em duvidas entre alguns, são eles, jack3d, c4, assault, no shotgun, no xplode, hemo rage, dentre esses citados vc poderia estipular uma ordem dos que vc acha melhor…obrigado.

  26. Alex disse:

    cara, faltou na sua lista o Hyde, comprei nos EUA tomei e achei insano, se puder experimente! muito legal o artigo.
    valeu

  27. Alexandre disse:

    Olá amigo! Gostaria de saber sua opinião sobre o Dilatex. Pois li que tem bons resultados e um preço em conta, comparado a outros produtos.

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Alexandre, tudo certo?

      Sinceramente, não recomendo o Dilatex, a fórmula de ingredientes é muito pobre, por isso o “preço em conta”. O custo benefício não compensa.

      Um abraço!

  28. emerson f de souza disse:

    olha, nao gostei muito da sua lista, porque na minha opiniao nano vapor e o melhor que ja tomei, seguido de NO xplode e depois C4, pre treinos fracos para iniciantes eu diria o assalt, super charger e pre gold. alguns como Hemorage e Jacked sao muito fortes, nunca os tomei, agora o mesomorfh e os seus similares eu diria que sao mais que fortes, sao perigosos.

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Emerson, tudo bom?

      Exatamente, também concordo que mesomorph e similares são perigosos, por isso pararam de ser fabricados.

      Cada organismo difere do outro, como disse muito bem nosso amigo Curdo, por isso o ideal é cada pessoa experimentar por conta própria e tirar as próprias conclusões!

      Grande abraço!

  29. EDUARDA disse:

    entre mesomorph e o hemorage qual vc recomenda mais?

  30. Carlos Henrique disse:

    Bem legal a materia. Mas estou na duvida entre o supercharger labrada, assault ou o shotgun. qual você indicaria para ter um ganho de força e resistência para os treinos

  31. Roberto disse:

    belo trabalho Rafael, parabéns.

    olha eu treino para disputar campeonatos de Luta de braço e os treinos são fortes…só tenho experiência com wey…creatina..e hipercalórico..
    qual pré-treino ou suplemento que você já usou que te deu mais força? que você sentiu nítido aumento nas cargas e repetições?agradeço desde já, um abraço.

  32. Excelente post vou agora mesmo pesquisar alguns dos pré treino haha obrigado .!!

  33. rafael disse:

    Fala irmão beleza? desse daí de cima os que mais gostei foram Craze ( tomei uns 4 potes ) e mesomorph ( tomei uns 4 tambem ) Craze era TOP demais !!! malahava igual doido de manha e ficava em depressão toda tarde hehehe
    Já experimentei FRENZY E CRAZE 2 da DS mas nenhum dos dois prestou

    • Rafael da Luz disse:

      Fala Rafael, tranquilo?

      Exatamente cara, é isso mesmo haha 🙂 Sobe muito e depois desce demais…

      Esse frenzy nunca experimentei, é no estilo craze?

      • rafael disse:

        Desculpe a demora na resposta hehe. O frenzy é muito bom, na minha opinião ele é atualmente o 2º melhor PW ainda em fabricação, mas não se compara com o Craze pois não tem anfetamina nem dmaa, ou seja, não dá crash. Voltei a tomar o mesomorph pois ele voltou com tudo !!! agora vem uma bela dose de 75mg de DMAA. 1,5 scoop me deixa totalmente transtornado hahahah mas infelizmente ainda não se compara ao craze… com craze eu via um tunel com tudo preto em volta e o aparelho no final do tunel hahahah já saia de casa com as mãos tremendo.

  34. GustavoSQL disse:

    Amigo, muito boa tarde! Primeiramente Parabéns pelo o trabalho que vc vem fazendo! Com certeza está ajudando muitas pessoas (:

    Gostaria de te perguntar, estou em dúvida entre o Shotgun5x e o Hemo Rage. Sei que o Hemo Rage é mais focado nos estimulantes e o Shotgun tem outro foco.
    Entre O Shotgun e o Hemo Rage, qual dos dois dá mais foco p/ treinar? Qual deles da mais Pump?
    Quando você usou os 2, ambos dava formigamento/coceira? E quanto a vasodilatação, qual você acha que ganha?

    Muito obrigado!!! (:

    • Rafael da Luz disse:

      Grande Gustavo, tudo bem meu amigo?

      Vamos lá, respondendo suas perguntas:

      FOCO: HemoRage
      PUMP: Shotgun
      FORMIGAMENTO/COCEIRA: Senti mais com o hemorage.
      VASODILATAÇÃO: Shotgun

      Espero ter ajudado, um abraço!

  35. Kaio disse:

    Quero aumentar a minha Resistencia e diminuir dores após os treinos, qual pre-treino você me indica?
    Estou praticamente iniciando os treinos.
    Obs. me fala por favor o mais indicado e um que seja fácil de encontrar, caso o mais indicado não for de facil acesso.

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Kaio, se você está iniciando nos treinos eu não recomendo o uso de pré-treinos, é totalmente desnecessário.

      Se você quer diminuir dores e aumentar a resistência, use BCAA, pelo menos 10g antes de cada treino.

      Lembre que no início do treinamento as dores são mais fortes mesmo, isso passa com o tempo.

      Um abraço!

  36. Roberta disse:

    Olá, Rafael!

    Desde já agradeço por compartilhar, suas experiencias, fazendo com que a grande maioria tomasse conhecimento dos suplementos, e por toda a sua paciência e boa vontade em nos responder.
    Já malho a algum tempo, porém nunca utilizei pré, somente termo (lipo 6, black mamba…), que já me dava um “pique”.
    Por conta da correria diária, atualmente estou indo malhar no horário de 22 horas, o momento que o cansaço já está em nível master (risos).
    Preciso de uma indicação quanto ao pré, minha pretensão é que me de um “gás”, quero perder um pouco de gordura/ganhar massa. Pelo o seu relato analisei que o shotgun seria ideal, por conter termo, mas não sei se ele me daria o “animo” que preciso pra malhar. O que você me indicaria?
    Obs: Não me baseio pelo custo, desde que realmente faça efeito.
    Sei que irá me dar insonia por conta do horário, mas preciso de uma solução, estou indo me arrastando pra academia (risos).

    • Rafael da Luz disse:

      Oi Roberta, tudo bem?

      Obrigado pelo seu agradecimento 🙂

      Bom, eu realmente não recomendaria nenhum pré-treino de noite, na verdade, eu não recomendo nenhum estimulante depois das 14 horas. Porém, se você está ciente dos riscos e dos colaterais e, de acordo com o seu objetivo, eu indicaria o Mesomorph. Saiba que vai ser difícil dormir, mas vai cumprir o papel.

      Não há a possibilidade de você dormir uma hora mais cedo, acordar uma hora mais cedo e treinar no primeiro horário da manhã? Essa seria a melhor opção.

      Beijos!

  37. Eduardo disse:

    Bom dia!

    Você conhece o 100% Explosive Power Shot Midway?

  38. Felipe disse:

    Boa tarde!

    Gostaria de saber se você pode indicar um bom site para a compra do Shotgun 5x, e, também, gostaria de saber se é preciso comer algo no pré treino ou só o Shotgun já basta.

    Valeeu!

    • Rafael da Luz disse:

      Fala Felipe, tudo bem?

      Infelizmente não tenho nenhum site para indicar, mas tenho o e-mail de um cara que sempre compro, com os melhores preços (e não tem nada a ver comigo, eu não vendo suplementos, eu sempre compro dele). Se você quiser que eu envie o e-mail dele pro seu e-mail, deixe um comentário falando que sim.

      Em relação a refeição pré-treino é interessante mandar sim. Por exemplo, 2 horas e meia antes do treino você faz sua refeição e 20-30 minutos antes do treino manda o shotgun.

      Grande abraço!

  39. Aline disse:

    Ja usei INSANE e HEMORAGE , achei o HEMORRAGE o melhor ate hoje, ótima resistência e incrivel tempo de recuperação.

    • Rafael da Luz disse:

      Oi Aline, realmente o hemorage é muito bom mesmo. Eu recomendo também!

      Dê uma experimentada no shotgun, acredito que gostará também!

      Um abraço!

  40. Iasmim disse:

    Oi, adorei a postagem sobre os suplementos, ja usei alguns da lista como o
    JACK que quando eu usava me deixava com muitas manchas vermelhas no corpo e depois de um tempo fui saber que tinha substancia proibido mas é otimo, mas depois de um tempo tem que ir aumentando a dosagem.
    o melhor pra mim foi o SHOTUNG, foi o melhor que usei ate hoje e o mais caro rs’ o , continuei na mesma dosagem (1) ate o fim sentindo o mesmo efeito desde o comeco.

    C4 estou fazendo uso no momento, mas não é la grandes coisa ….. mas vou esperar acabar pra poder pesquisar outro e não cair em uma furada novamente.

    • Rafael da Luz disse:

      Oi Iasmim, tudo bom? Fico feliz que tenha gostado 🙂

      Realmente o SHOTGUN pra mim é um dos melhores também… comigo foi a mesma coisa, uma única dosagem e o mesmo efeito, do começo ao fim.

      Gostei bastante do seu comentário 😉

      Um beijo!

  41. Danielle disse:

    Bom dia,
    Qual seria o melhor pré treino dessas opções para a perda de peso ? Vc pode me indicar algum ?
    Obrigada Bjs 😉

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Danielle, como vai?

      Eu te indicaria o SHOTGUN, pois ele possui na fórmula também um termogênico.

      Lembrando que a alimentação é o que mais importa quando queremos emagrecer. Uma boa ideia é ingerir bastante proteína (ovos, peito de frango, carne vermelha, whey (só não use o leite, leite pode causar retenção líquida)), gordura moderada/alta (azeite de oliva, castanhas, amendoim, etc.) e baixo carboidrato, fazendo “recargas” de carboidrato uma vez na semana.

      Saiba também que você deve usar por conta e risco e sempre procurar um médico antes de usar suplementos, ok?

      Um beijo!

  42. Manuela disse:

    Boa tarde Rafael.

    Sabe me dizer alguma coisa sobre os pré treinos “JAB”, “JETFUSE” e “SUPER CHARGE”?

    Desde já agradeço.

    • Rafael da Luz disse:

      Oi Manuela, tudo bom?

      Bom, a respeito do JAB não sei dizer, mas o super charge e jetfuse não recomendo que você gaste seu dinheiro.

      Abraço!

  43. Gustavo disse:

    Boa Rafael?
    Então.. Gostaria de saber sua opnião sobre o Bone Crusher da Skull! Me indicaram ele como um dos melhores no momento mas como nao tenho tenho experiências com pré-treinos, gostaria de uma opnião mais concreta como a sua!
    Obrigado!

    • Rafael da Luz disse:

      Opa Gustavo, tudo bem?

      Cara infelizmente eu nunca tomei, nunca ouvi falar e não conheço ninguém que tenha tomado esse pré-treino.

      Por isso, prefiro não falar a respeito do que não vivi na prática.

      O que você pode fazer é colocar no Google “Bone Crusher Skull relatos”, ver o que o pessoal tem falado dele, tirar suas conclusões e comprar ou não.

      Se optar por usar, volte aqui e me conte suas experiências e ganhos com ele, ok?

      Obrigado e um grande abraço!

  44. Marcelo disse:

    Rafael,
    Tenho tomado o NoXplod da BSN de forma constante, sempre a mesma dose… Já é o terceiro pote seguido, mas sempre usando uma dose menor, tipo 60% da dosador…
    Fiquei meio preocupado quando você diz para não usar o pré-treino e gostaria de saber porque…
    Uso somente para malhar mesmo. A não ser pela dificuldade de dormir, não tenho tido outro efeito colateral.
    Tem se prestado muito bem ao objetivo, que é mais disposição na academia, embora eu não seja um monstro de força, até porque já estou com 40 anos e já não tenho mais paciência para seguir estritamente as séries e dieta.
    Estou em vias de comprar um novo pote, mas gostaria de saber se esses indicados por você, como o Shotgum e o Jym, seriam substitutos tão bons quantos, sob todos os aspectos.
    Grande abraço e obrigado por compartilhar suas experiências.

    • Rafael da Luz disse:

      Opa, tudo bem Marcelo?

      Pode se despreocupar 🙂

      Não falei isso porque tem algum ingrediente que possa fazer mal à saúde. Eu falei isso em relação aos resultados que ele traz (embora eu nunca tenha tomado, 90% dos meus amigos que tomaram não recomendam). Porém, varia muito de pessoa para pessoa.

      Se para você está funcionando, perfeito. E como já indo para o 4º pote, é uma excelente ideia a sua de variar. Com certeza seu corpo já está saturado dos componentes do NOXPLODE, ShotGun ou Jym seriam substituos tão bons quanto (ou ainda melhores).

      Minha sugestão é que você utilize outro pré-treino.

      É sempre interessante não tomar os mesmos pré-treinos seguidamente e, além disso, também dar uma pausa de 15-30 dias entre um pré-treino e outro (exemplo: noxplode – pausa 15/30 dias – shotgun – pausa 15/30 dias – jym – pausa 15/30 dias – noxplode…)

      Um forte abraço e qualquer dúvida estamos aí!

  45. Luis Humberto disse:

    Boa noite, amigão…. Parabéns pelo post; instrutivo e muito bem escrito.
    Só gostaria de dar alguns pitacos..(tenho uma certa experiência nos ferros)….seguinte: já tomei todos os pré listados por vc, à exceção do “Lit-Up” (porém pesquisei na gringa e não me foi bem recomendado..).
    Estou com vc, o melhor destes todos é o Shotgun 5X…mas atenção..deve-se aumentar a dose para 2 scoop após 2 semanas..Fica a dica.
    Sobre o Bullnox, não vale a pena..é caro e não fornece pump, apenas um pouco de foco e leve aumento da libido..mas não é isso que procuramos em um pré treino..
    Finalmente, muito cuidado com o Craze da DS…é MUITO perigoso, principalmente para iniciantes.
    Abraços e obrigado pela paciência…

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Luis, tudo bem?

      Interessante seu comentário, eu nunca aumentei a dose do shotgun pois uma já era mais do que o suficiente.

      Só que nunca tomei o 5X, tomei a versão anterior.

      Em relação ao craze sim, muito perigoso mesmo. Por isso eu nem recomendo no artigo, na verdade foram encontradas microdoses de metanfetamina e o pré-treino foi proibido pela FDA, acredito que não seja mais fabricado.

      Grande abraço!

  46. neyksson disse:

    E ae Rafael… cara to com uma lista de pre treinos aqui e gostaria q vc analisasse eles, malho desde 2001 mas estou parado a dois anos , to bem magro, mas em duas semanas ate que to pegando um peso bom, que pre treino seria melhor pra mim , quero energia, disciplina(foco) , e ganho de massa, e reter esse ganho…. andei pesquisando por ae e vi uns nomes inclusive uns do mesmo do seu post…
    rage xl da universal, 1mr bpi, c4 xtreme, shotgun 5x, nano vapor muscletech, NO xplode, pre workout da optimum e o pre treino da dymatize, jym, e o pre treino da arnould…
    a CLEAR da muscletech serveria pra ganho de massa pos treino?
    vlw pela atençao

    • Rafael da Luz disse:

      Olá neyksson, tudo bem?

      Bom, eu posso analisar somente os pré-treinos que tomei ou que adquiri muito conhecimento através de relatos ou uso de amigos.

      Vamos lá, na minha opinião:

      Rage XL = Não conheço
      1MR = Não use
      C4 xtreme = Não use
      Shotgun 5x = Boa escolha
      Nano vapor = Não use
      NO xplode = Não use
      Pre workout optimum = Não conheço
      Pre treino dymatize = Não Conheço
      Jym = Boa escolha (nunca usei, porém escolheria esse, só leio relatos positivos desse pré-treino nos fóruns gringos de musculação).
      Pre treino da Arnold = Não use
      CLEAR = Não recomendo pelo alto custo x benefício

      Entre SHOTGUN e Jym, eu experimentaria o Jym com certeza. Mas se escolher o shotgun também será uma ótima escolha.

      Fica aqui minha indicação final: Vá de JYM, se não conseguir comprar, use o Shotgun.

      Forte abraço!

  47. Junior disse:

    Amigo, excelente Post…
    Qual vc acha que dá maior vasodilatação?
    e em questão de custo x beneficio, vc indicaria qual?

  48. Marcelo disse:

    Rafael bom dia meu amigo.

    Acompanhando sua análise dos pré utilizados por você, hoje qual você colocaria como o TOP ? Já usei Nano Vapor pra mim foi água; Jack 3D sem efeito que chamasse atenção; 1M.R me deu um enjoo sem tamanho e meu rendimento despencou. Sou ciclista e faço média de 70Km dia sim e dia não. Qual me recomendaria pela sua experiencia?

    Grato amigo

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Marcelo, tudo bom?

      Recomendo para você o NO Shotgun, é um pré-treino mais completo, com certeza.

      Espero ter ajudado 🙂

      Grande abraço!

  49. Jackson disse:

    Amigo,

    Você conhece o pré treino Amino Pump da Jay Cutler?
    Tem algo a falar sobre o mesmo?

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Jackson, como vai?

      Na verdade o Amino Pump não é pré-treino.

      Eu nunca tomei mas acabei de ler na internet a respeito e cara, sinceramente, eu não investiria meu dinheiro.

      Por levar o nome do Jay Cutler o preço é elevado absurdamente, o custo x benefício é muito fraco entendeu?

      Espero ter ajudado!

      Forte abraço!

  50. Ariane disse:

    Alguém aqui ja ouviu falar no Bullnox?

    • Rafael da Luz disse:

      Oi Ariane, eu nunca usei e para falar a verdade nem conhecia.

      Olhando aqui na internet alguns relatos de outros praticantes de musculação, pude constatar que o pessoal não gostou deste suplemento.

      Um abraço!

  51. Raphael disse:

    Ótimos comentários…
    Você conhece o Nitraflex da Gat? O que achou?

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Raphael, tudo bem?

      Recentemente utilizei este pré-treino e posso te dizer que esperava mais. Não superou minhas expectativas. É um pré-treino básico, sem nada de especial. Sendo bem sincero, eu não indico.

      Grande abraço meu amigo!

  52. Frank disse:

    Amigo, li em um site algo sobre um pré treino de nome sizeOn. Segundo a nutricionista entrevistada, esse era o melhor de todos esses no2 !! Sabe de algo ? Abração. Obrigado.

    • Rafael da Luz disse:

      Opa, fala Frank, tudo bem?

      Na verdade o SizeOn não é um pré-treino, é um suplemento intra-treino, ou seja, deve ser tomado durante o treino. Contém creatina, bcaa, vitaminas, sais minerais e proteínas hidrolisadas (absorção extremamente rápida). É um bom suplemento, e é interessante combiná-lo com um pré-treino que vise a estimulação neural. Combinar os dois fica show de bola. Espero ter ajudado.

      Um forte abraço 🙂

  53. Anderson disse:

    Amigo
    Parabéns, excelente tópico.
    Gostaria de saber qual a sua indicação de pré treino para os iniciantes que visam perca de gordura, vaso dilatação e tambem ganho de massa muscular????
    Obrigado pela ajuda caso possível…

  54. Lucas disse:

    Cara, queria saber aonde compro esses pré treinos em um site confiável.

    Por que muitos deles não são aprovados aqui no Brasil e nao se acha com facilidade.

    • Rafael da Luz disse:

      Fala Lucas, tudo certo? Eu recomendo que você compre fora do Brasil, você pode importar, um site excelente que recomendo é o http://br.evitamins.com

      Dá pra pagar até em boleto bancário, e se você quiser um cupom de desconto de 5% na primeira compra insira esse código: ra891260na

      Se quiser comprar no Brasil eu realmente não posso te indicar nenhum site, mas se você digitar o “nome do pré-treino + comprar” vocÊ acha no Google (claro que os proibidos dificilmente irá achar).

  55. Jussimar disse:

    Dae galera,gostei muito do tópico, parabéns,gostaria de sabe se o shotgun 5x possui cafeína e quanto de cafeína?
    Gostaria também de indicações de quem já tomou pré treino sem cafeína qual seria o melhor na atualidade, obrigado a todos.

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Jussimar, tudo bem?

      Respondendo a sua pergunta: Sim o shotgun 5x possui cafeína, mas a quantidade de cafeína é impossível saber porque o fabricante (VPX) não mostra nas informações do produto a quantidade de cafeína existente na fórmula.

      Quanto aos pré-treinos sem cafeína eu desconheço porque a cafeína é geralmente a base pra todo pré-treino.

      Acredito que será difícil encontrar. Fica a dica do No Xplode Caffeine Free.

      Um abraço e bons treinos 🙂

  56. Daniel disse:

    Usei o N.O. Shotgun ha alguns anos e tive excelentes resultados. Hoje, o que se vende é o Shotgun 5X. Qual a diferença? Ainda é top?
    Grato pela atenção.
    Daniel

    • Rafael da Luz disse:

      E ai Daniel beleza? Então cara, a diferença entre os 2 é pouca, a tabela de componentes é muito parecida.

      Eles adicionaram a substância “Gamma-Butyrobetaine HCL” que é um maximizador de PUMP e algumas outras coisas.

      Eu nunca usei mas conforme os relatos de marombeiros dos EUA esse pré-treino continua muito bom ainda. Vale a pena experimentar =)

      Forte abraço!

  57. Delciane disse:

    Eu adorei as dicas, agora irei pesquisar os componentes de cada um e escolher o melhor para mim.
    OBG
    😉

    • admin disse:

      OLá Delciane, que bom que gostou. Se tiver alguma pergunta estou a sua disposição!

    • Curdo disse:

      Muito boa as dicas mas infelizmente não quer dizer nada. Porque ? Porque cada organismo é de uma forma. Por exemplo para mim o 1 MR Vortex (azul) foi excelente. Senti um pump e uma força muito boa. Já o Nano não foi tão bom assim. Já tomei o C4 e também foi muito bom. Então é relativo a sua opinião apesar de ser de boa ajuda.

      O correto é testar qual se adapta melhor ao seu corpo e bola pra frente.

      • Rafael da Luz disse:

        Olá Curdo, tudo bem?

        Concordo com tudo que você falou. Cada corpo é diferente de outro. Portanto, não existe uma receita de bolo, o que pode funcionar para mim não funciona para você.

        Grande comentário!

        Um abraço!