Quero Ganhar Massa Muscular! E agora?

Quero Ganhar Massa Muscular! E agora?

É curioso como cada dia mais academia ficam cheias de pessoas querendo ganhar massa muscular, mas que ainda confundem conceitos muito básicos como ganhar massa e engordar.

 

Se você não anda muito satisfeito consigo mesmo e constantemente pensa “quero ganhar massa muscular”, precisa saber a diferença entre os dois, então.

 

A massa gorda, ao contrário do que muitos pensam, é extremamente importante para o organismo, mas claro, em quantidades certas. Sua principal função é a síntese de hormônios essenciais para o bom funcionamento do organismo.

 

Já a massa magra é todo o resto, como os músculos e os órgãos, e principalmente a água, que compõe quase 70% de todo o corpo. Existem diferentes maneiras de ganhar massa muscular magra, através do uso de suplementos alimentares, exercícios físicos e boa alimentação.

 

Esse artigo irá abordar os principais tópicos sobre cada um desses itens, a fim de fazer com que você possa optar pelo que julgar melhor. Mas se você pensa “Ah, quero ganhar massa muscular da noite para o dia”, então esse artigo não servirá para você.

 

Ganhar massa muscular não é um processo tão rápido assim, e é válido lembrar que para que isso possa ser feito de modo saudável, seria interessante que os três temas abordados fossem praticados em equilíbrio. Leia abaixo um pouco mais sobre como ter uma boa alimentação e fazer com que o uso de suplementos não seja seu principal foco, nunca se esquecendo também de fazer sempre exercícios físicos, seja para ganhar massa muscular ou não.

 

Alimentação e Exercícios Físicos Definem Quem Você É

alimentação

Conhece aquela frase “você é o que você come”? Ela nunca esteve tão certa. Muitas pessoas cometem o erro de passar horas e horas na academia exagerando na carga, pecando na execução e tomando seu Whey sem regular as doses.

 

Isso é um erro muito grande, porque é uma boa alimentação que vai dar todo o suporte para que seu treino seja muito mais rentável. Daí você pensa: “Mas eu quero ganhar massa muscular, por isso preciso abrir mão dos carboidratos”.

 

Não! Isso está totalmente errado. Muitas pessoas abrem mão de carboidratos e vivem apenas à base de proteínas, sem saber quão nocivo isso pode ser para a saúde. Em primeiro lugar, porque a energia necessária para conseguir se exercitar durante o dia é proveniente dos carboidratos. Em segundo lugar, porque dietas somente à base de proteínas podem fazer muito mal para o organismo. Vamos discutir um pouco mais sobre esses dois pontos.

 

Claro que carboidratos em excesso não ajudam a perder peso. Todo carboidrato ingerido acaba virando glicose que é lançada no sangue, e o excedente acaba virando glicogênio, que é a glicose em sua forma de reserva. Quanto mais reserva, mais gordura, mais massa indesejada.

 

Em contrapartida, uma dieta pobre em carboidratos pode ocasionar um problema ainda maior. Quando colocamos nosso corpo para se exercitar, ele busca alguma fonte de energia para suprir as suas necessidades. A primeira fonte que ele encontra está nos carboidratos.

 

Se não há carboidratos suficientes no corpo, ele automaticamente passará a usar a gordura como fonte de energia. E aí você pode pensar: “Ah, mas se quero ganhar massa muscular, a melhor maneira é queimado essa gordura, então”. Não é bem assim que a coisa funciona.

 

Quando a gordura é quebrada, ela libera no organismo os chamados corpos cetônicos, que em alta concentração podem ser extremamente prejudiciais. O que você acharia de tomar um gole de acetona? Bem, a acetona é uma das substâncias produzidas quando há falta de carboidrato no corpo.

 

Mas e quanto as proteínas? Qual o problema de se fazer uma dieta à base delas somente? Porque ela pode gerar problemas renais e cardíacos no organismo, quando estão em excesso.

 

Além disso, é preciso tomar muita água nesse tipo de dieta. A quebra da proteína libera amônia no corpo, que posteriormente é convertida em uréia, mas a amônia em grandes quantidades é extremamente tóxica para o corpo e é preciso muita água para eliminar qualquer resquício.

 

Portanto, antes de pensar novamente “quero ganhar massa muscular”, considere duas vezes cortar totalmente um tipo de alimento ou se restringir a apenas um. As consequências não tardarão a aparecer, e podem ser mais graves do que você imagina.

 

E quanto ao uso de suplementos? Depois de diversos estudos, constatou-se que de fato eles não fazem mal. Muitas pessoas ainda têm preconceito com esses produtos, acham que funcionam como anabolizantes, mas não é assim.

00

A maioria dos wheys são produzidos a partir de proteínas concentradas e isoladas, de alto valor biológico. Mas, como tudo na vida, é preciso consumir com parcimônia. Como o nome diz, são apenas suplementos, e jamais, em hipótese alguma, devem substituir completamente uma refeição saudável.

 

E, quanto aos exercícios físicos, poderíamos passar horas aqui discutindo todas as vantagens para o organismo, não só para ganhar massa (ou perder), mas para ter uma qualidade de vida muito melhor.

 

A não ser que por ordem expressa de um médico você não possa se exercitar por algum problema de saúde, é muito bom manter certa regularidade nos exercícios, pelo menos de três a quatro vezes por semana.

 

Equilíbrio é a Chave Para Uma Vida Saudável

equilibrio

Todas as vezes a partir de agora em que você pensar “Ah, como quero ganhar massa muscular” provavelmente pensará duas vezes antes de não seguir alguma dessas indicações, não é?

 

A verdade é que você deve sempre evitar qualquer tipo de radicalismo. Dietas que restringem 100% de algum nutriente ou sequências de exercícios que deixam você esgotado não fazem bem para a saúde, definitivamente.

 

Em suma, deve-se sempre priorizar uma alimentação balanceada, unida à prática de exercícios físicos, e caso o tempo seja muito curto antes de ir treinar, fazer uso de um suplemento, mas sempre com indicação médica.

 

Gostou do artigo? Deixe aqui então a sua curtida e compartilhe essas informações com outras pessoas que também estão buscando estilos de vida mais saudáveis. Deixe seu comentário abaixo, sugerindo algo que julgar importante. No mais, faça bom proveito dessas informações e mande ver na sua nova rotina!

Um forte abraço e até mais!

Compart. 0

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!