Você Sabe Qual é a Importância da Tapioca Para o Ganho de Massa Muscular?

Você Sabe Qual é a Importância da Tapioca Para o Ganho de Massa Muscular?

A alguns meses atrás muitas pessoas de diversas regiões do país não conheciam a tapioca. Mas ultimamente este alimento tem se tornado muito popular.

 

A tapioca na verdade é a goma de mandioca (ou aipim, mandioca ou macaxeira) hidratada.  O aipim é originário da região norte e nordeste do Brasil. A tapioca foi descoberta pelos índios e era considerada uma iguaria típica indígena, feita com a goma de mandioca, que ao ser espalhada em uma chapa quente, coagula formando a tapioca.

 

O Valor Nutricional da Tapioca

Se você procura uma excelente fonte de energia, você vai encontrar isso na tapioca, pois é constituída basicamente de amido. Portanto é considerada uma das principais fontes de carboidratos nos países tropicais.

 

Além do carboidrato a tapioca possui vitaminas e sais minerais, como cálcio, ferro, manganês, selênio, fósforo, vitaminas do complexo B e vitamina C. Além disso ela é uma ótima fonte de fibras vegetais, que auxilia no trânsito intestinal.

 

Outra vantagem nutricional deste rico alimento é que ela não possui glúten, por isso é um alimento liberado para quem sofre de intolerância ao glúten. A maior concentração de cálcio, suficiente para o nosso organismo está na goma da tapioca.

 

Devido ao seu valor nutricional e seus benefícios para a saúde ela ganhou os centros comerciais das principais capitais do Brasil, sendo reinventada de várias formas, com recheios doces e salgados.

 

Ok, Mas Como a Tapioca Auxilia no Ganho de Massa Muscular?

A tapioca auxilia no processo de ganho de massa muscular por dois motivos, veja abaixo:

 

  • Aumento da circulação sanguínea: a tapioca é um alimento rico no mineral ferro, que é muito importante para a criação e glóbulos vermelhos e também tem uma ação fundamental no que se refere ao transporte de oxigênio para o corpo.

 

Para os praticantes de musculação que desejam ter um aumento da massa muscular, quanto maior for a circulação de sangue nos músculos, ou melhor dizendo, quanto maior for o transporte de oxigênio pelos músculos, melhor será para o músculo entrar no processo de hipertrofia.

 

É importante ressaltar aqui é que quanto mais células vermelhas do sangue são produzidas pelo organismo, sistemas de órgãos periféricos e extremidades, maior será a garantia de um fluxo saudável de sangue e oxigênio para manter as células saudáveis e operando em seus níveis ideais, o que não somente favorece a saúde como um todo, mas ajuda em muito também no processo de recuperação muscular, que é fator fundamental para um eficiente ganho de massa muscular.

 

  • Aumento dos níveis de energia: sem energia, nos sentimos fatigados, desanimados até para as atividades mais simples, imagina para treinar.

 

Para um bom treino de ganho de massa é necessário que o corpo disponha de uma forma de energia rápida. E isso você consegue com a tapioca, o carboidrato presente neste alimento fornece uma fonte rápida de energia.

 

Outra grande vantagem de você ingerir este alimento, principalmente no seu pós-treino é que ele não possui uma grande quantidade de gorduras, e nem colesterol.

 

A tapioca tem uma grande quantidade de carboidratos, sem o colesterol e gorduras saturadas (gorduras ruins), por isso os níveis de energia serão elevados. E o melhor é que você pode trocar o pão pela tapioca que você não vai sentir fome como muitas vezes sente depois de um café da manha com pão francês, e, geralmente, você vai se sentir melhor e com mais disposição para enfrentar o seu dia!

 

Benefícios Gerais da Tapioca Para a Saúde

Além dos benefícios para o treino, ela ainda nos presenteia com benefícios que vão melhorar a nossa saúde de forma a prevenir diversas doenças.

 

Alguns dos benefícios de saúde que a tapioca oferece são:

  • Aumentar a circulação de sangue o que favorece a saúde do coração;
  • Aumento dos glóbulos vermelhos que protegem contra uma anemia;
  • Melhorar a digestão;
  • Reduzir o colesterol;
  • Prevenir a diabetes;
  • Melhorar as atividades metabólicas;
  • Proteger a densidade mineral óssea;
  • Prevenir a doença de Alzheimer.

 

Como você pode ler a tapioca é um alimento ideal para quem deseja ter uma boa forma física, mais energia e disposição e mais saúde, portanto comece hoje mesmo a inserir este rico alimento em suas refeições.

 

Se você gostou das dicas e informações compartilhadas neste post, compartilhe-o agora mesmo com outras pessoas. Não se esqueça de deixar seu comentário, pois ele é muito importante para mim!

Um grande abraço!

52 Compart.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Patrícia disse:

    Muito bom saber, gosto muiiiitooo de tapioca e como todos os dias! Adorei saber de tantos benefícios!

  2. I disse:

    Bem informativo !

    Obrigado !!

  3. cristina Maria Alves Jambeiro disse:

    Inclui hoje na minha alimentação.
    Gostei da dica
    Valeu obrigada!

  4. Maravilhoso eu adoro tapioca, mas não tinha ideia, de quão rica ela era.Agora vou encluir nos meus alimentos diários. MUITO OBRIGADO PELA DICA….UM ABRAÇO..

  5. Muito bom!
    Já gostava de comer tapioca, agora então que descobri vários benefícios que ela proporciona vou passar a me alimentar mais desse rico alimento.

  6. Danilo disse:

    Boa noite!
    Faço dieta para hipertrofiar e queria saber se a tapioca a noite atrapalha em algo… Geralmente o consumo é por volta das 21h30 (horário que estou na faculdade).
    Obs: O recheio é uma fatia de peito de peru e uma fatia de ricota fresca
    Obg!

  7. Marisa disse:

    Ola! Tenho 46 anos, sempre fui mto ativa só que com o passar do tempo fui perdendo massa muscular e estou tendo um pouco de dificuldade em adquirir, lendo sua materia vi que pode estar relacionado com a alimentação,se possivel gostaria de saber o que comer antes e depois do treino. Fiz uma avaliação e estou com meu nivel de gordura abaixo do normal.Peso 55 altura 1.64- 16,47% de gordura, continuo treinando e nao consigo aumentar meu peso.Um abraço até mais..

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Marisa, tudo bem?

      Muito provavelmente, se você não consegue ganhar peso, o problema está na alimentação.

      Você já pensou na possibilidade de visitar um nutricionista esportivo altamente qualificado?

      Você pode comer antes e depois do treino refeições com carboidratos de baixo índice glicêmico e proteínas de alto valor biológico.

      Por exemplo: Peito de frango com batata-doce, ovos e macarrão integral, carne vermelha e arroz integral… e por aí vai.

      Faça de 6 a 7 refeições por dia!

      Até mais!

  8. Berenice disse:

    Gostaria, de saber o que comer antes do treino e pós, porque sou iniciante em praticar atividades fisicas, e não tenho muita idéia do que comer antes e pós. Conto com a sua Ajuda.
    Obrigada

    • Rafael da Luz disse:

      Olá Berenice, tudo bem?

      É ideal ingerir sempre uma porção de carboidratos com proteínas antes e depois do treino (entre 1:30 e 2 horas antes).

      Por exemplo: macarrão integral com peito de frango, sanduíche de pão integral com peito de frango desfiado, etc.

      O importante é que sejam carboidratos de baixo/médio índice glicêmico com proteínas de alto valor biológico.

      Um abraço!

  9. Berenice disse:

    Amei, a dica para incluirmos a tapioca na nossa alimentação, pós-treino. Enfim, todas as dicas são sempre bem vinda.