Você Sabe Qual é A Velocidade Ideal de Execução Dos Exercícios?

Você Sabe Qual é A Velocidade Ideal de Execução Dos Exercícios?

Quando você dá uma volta na academia você vê as pessoas preocupadas em aumentar o peso dos aparelhos ou preocupadas com o número de séries e repetições, mas você já viu alguém preocupado com a velocidade de execução de cada movimento? Creio que a maioria das respostas vai ser NÃO.

 

Esse é um dos motivos que faz com que muita gente fique anos e anos na academia e tenha resultados mínimos ou nulos no que se refere ao ganho de massa muscular (hipertrofia). Mas isso não é só um erro que se vê nas academias, se você procurar na internet, a maioria dos artigos que você vai achar é sobre séries, repetições, cargas de exercícios. Realmente falta informação sobre o referido tema.

 

Pensando nisso, decidi escrever este post para abordar outra importante variável que deve ser levada em conta na hora da execução do treinamento com pesos, essa variável se refere à velocidade de execução dos movimentos.

 

Para você ganhar massa muscular durante o treinamento com pesos é necessário ter um estímulo metabólico e um estímulo tensional e para que estes  estímulos aconteçam é necessário treinos com velocidade de execução diferenciados. É sobre isso que quero falar no próximo item desse post.

 

Será Que a Velocidade Dos Seus Movimentos Está Aumentando a Síntese de Proteína Para o Seu Músculo Crescer?

Aqui vou te mostrar que diferentes ritmos de execução do movimento podem influenciar e produzir adaptações, sejam elas químicas ou físicas que vão contribuir de forma decisiva para um ótimo resultado no seu treinamento.

 

Sabemos que o músculo para crescer precisa de um suporte bioquímico, que é o aumento da síntese de proteína, sem essa reação não há crescimento muscular.

 

Então neste tópico quero lhe apresentar como deve ser a velocidade de execução dos movimentos para estimular o seu corpo a realizar um aumento na síntese de proteína.

 

Um treino para hipertrofia muscular que visa o aumento do estímulo bioquímico (síntese de proteína) deverá ter uma velocidade de execução moderada. Mas na prática dentro da academia o que é um movimento moderado?

 

Na prática significa que você vai gastar 1 a 2 segundos na fase positiva do movimento, ou melhor, dizendo na fase concêntrica (é a fase onde há o encurtamento das fibras, ou seja, no momento da contração, onde você levanta o peso). E 2 segundos na fase negativa, ou seja, na fase em que você controla a descida do peso(é a fase excêntrica, onde há o alongamento do músculo), isso para cada repetição do movimento.

 

Esse tempo é importante para manter o estímulo da contração muscular alto e mais constante para, assim, utilizar as reservas energéticas do músculo e causar a parada da circulação de sangue nessa região (pressão do músculo contra as paredes dos vasos sanguíneos).

 

Isso causa uma leve falta de oxigênio no músculo, que vai ser um dos estímulos para aumentar a síntese proteica naquele local.

 

Será Que a Velocidade Dos Seus Movimentos Está Aumentando o Estímulo Tensional Para o Seu Músculo Crescer?

Outra forma que existe para você aumentar a sua massa muscular refere-se às micro lesões nas fibras musculares. O treinamento com pesos causa as micro lesões, e, quando você estiver no seu descanso, o próprio corpo vai utilizar as proteínas para reparar esse “dano” e nesse momento o seu músculo cresce ou e ganha mais volume.

 

 

Aqui quero te mostrar qual a velocidade de execução dos movimentos que você deve seguir para causar o estímulo tensional, para que suas fibras musculares se rompam.

 

Para que haja um estímulo tensional a fase de alongamento do músculo (fase excêntrica deve ser mais enfatizada). Neste caso a velocidade de execução do movimento deve ser baixa.

 

Na fase concêntrica (encurtamento) a velocidade deve ser de 2 segundos e na fase excêntrica deve ser de 3 a 4 segundos. Nesta condição a fibra muscular se mantem por mais tempo em tensão e se rompe com mais facilidade.

 

Como foi visto acima o processo de ganho de massa muscular depende da síntese de proteínas e também de rupturas das fibras musculares. Portanto para que você possa dar estes estímulos durante o seu treino tente mesclar treinos para fazer o estímulo metabólico e treinos para fazer o estímulo tensional.

 

Se você gostou destas informações que acabei de compartilhar, peço por favor que compartilhe este artigo nas redes sociais clicando nesse botãozinho aqui!!!

Um grande abraço e até a próxima!

Compart. 0

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!